11/11/2009

Não ao Desemprego

Todos nós conhecemos de perto alguém a quem o Desemprego é uma realidade. Situações muito graves vemos todos os dias e a coisa tem potencial para aumentar e causar estragos incríveis ao nível da Segurança Social, ordem pública, para não falar na dinâmica da economia e das finanças.
Tenho um emprego, gosto de trabalhar, às vezes claro que me sinto cansada e não me apetece ir, desistir principalmente por agora ter alguém sobre a minha alçada que é mais importante do que o emprego. Mas essa pessoa agora também depende do meu emprego e eu não vou/posso desistir.
Como já algumas vezes aqui citei, O Caderno de Saramago, volto hoje a citar uma passagem do seu último texto. Um discurso sobre o desemprego, coloco aqui só a parte final, mas o texto é no seu todo muito bom e apela bastante às nossas consciências e às daqueles que são responsáveis pelo que se passa por aí.

"Dizer “Não ao Desemprego” é um dever ético, um imperativo moral. Como o é denunciar que esta situação não a geraram os trabalhadores, que não são os empregados os que devem pagar a estultícia e os erros do sistema.

Dizer “Não ao Desemprego” é travar o genocídio lento mas implacável a que o sistema condena milhões de pessoas. Sabemos que podemos sair desta crise, sabemos que não pedimos a lua. E sabemos que temos voz para usá-la. Frente à soberba do sistema, invoquemos o nosso direito à crítica e ao nosso protesto. Eles não sabem tudo. Equivocaram-se. Enganaram-nos. Não toleremos ser suas vítimas.

José Saramago"

10 banalidades:

Sergio disse...

Isto é mt bonito d se escrever, mas tem exactamente a mesma relevancia pratica do "Manifesto comunista" por Mark e Engels! :-S

é o mesmo q dizer "vamos acabar c a fome"! ...toda a gente sabe q é uma coisa má e q mts vezes nem faz sentido, mas nao se pode dizer q se quer acabar (ou fazer frente) p q tal aconteca!
essa é a diferenca entre utopia e realidade ....entre escrita e accao!

Tica disse...

Achas utópico acabar com a fome e toda a gente ter direito a um emprego/modo de subsistência?

Já pensaste que poderias não ter a vida que tens?

Acho que quando a SOF escreveu devia estar mesmo a pensar em só escrever umas coisinhas bonitas, pois não tem mais o que fazer, deve ter sido isso...

sof* disse...

olha que pelo facto de estar em casa de licença não faz de mim uma pessoa desocupada que quer escrever "coisinhas bonitas".

eu continuo a ver telejornal, ler revistas e ter opiniões boas ou más sobre as coisas. achei o texto bonito, assim como acho um nojo aquilo que vejo todos os dias na televisão.

a fome vai acabar? - não, há muita gente que ganha com isso.

o desemprego vai acabar? - não, há ainda mais gente a ganhar com isso.

Tica disse...

Sof: estava a responder ao Sérgio...

Espero que não haja um mal entendido, a minha resposta foi à ideia do Sérgio.

Sergio disse...

pois vos digo uma coisa:
uma sociedade sem classes é uma ideia linda, mas como ja foi provado, completamente irreal. esse sistema negligencia uma das mais importantes condicoes humanas --> a ambicao! a ambicao q cada um tem e a possibilidade d se esforcar mais ou menos p chegar a esses objectivos.
Por consequencia, existindo classes tem q existir tb ricos e pobres. e tem q existir emprego e desemprego. é intrinseco a essa definicao. (nao é só pq haja pessoas q lucrem c isso!)
quem achar q o mundo pode alguma vez chegar a emprego total, fome zero, nao faz ideia d como o sistema onde vivemos actualmente funciona.
é certo q se pode diminuir esses impactos sociais, mas nunca faze-los desaparecer!
cito-te uma frase conhecida: "p alguem ganhar dinheiro, alguem tem q o perder!!!" :-D

o facto d eu ter ou nao a vida q tenho nao ia mudar o q penso!!!!!

Tica disse...

pode haver sociedade com emprego e com várias classes! não precisa é de uns serem milionários e o resto dorme na rua... porque ao diminuir as divergências entre as camadas sociais (haver emprego, saúde e educação) acredita que irá haver sempre quem viva à margem de trabalhar e estudar e estes já servem para as estatísticas!

e classes sociais diversas implica ordenados diversos, não percebo qual é a utopia?
mas ou é tudo ou nada? esse discurso que fazes é que me parece muito básico, basta colocar tudo em fasquias impossíveis e tudo o resto já é irreal!!!

e acredita que se tivesses a passar por dificuldades viverias, sentirias e dirias as coisas de outra maneira, há atitudes q só vemos ou tomamos se passarmos por dificuldades.
Não digo que as passei, mas já senti a frustração de trabalhar muito e não conseguir... mas sempre havia uns cursos financiados a ajudar, outros pagos pela minha família e trabalhos nas lojas que davam para sustentar
e quem nem isso tem? trabalhitos e poder continuar a estudar para melhorar??

logo n acho nada irreal o que disse a sof/saramago, são coisas simples a resolver se mudassem também estas economias que só favorecem uns poucos

Tug@ disse...

eu acho k o sistema k existe até não está mal!

Vejo só 2 problemazitos!

a desigualdade das sociedades, e nisto não me refiro aos euros mas sim ao tipo de justiça que estes ditos euros conseguem comprar!

e a corrupção generalizada!

mas acabar com estes 2 itens isso sim parece utópico!

Sergio disse...

Tica...eu concordo contigo. acho a teoria linda e concordo com ela! eu dispensaria um bocado d meu rendimento p diminuir as diferencas sociais! ....mas a verdade nua e crua é q isso, na realidade, nao funciona!
Diz-me um pais, um só, onde as diferencas sociais estejam atenuadas ao ponto q referes. Nao ha!!! (acho q nao queres dar Cuba como exemplo, certo???)
Diz-me qts ja tentaram....bastantes! (URSS, Cuba, RDA, China....)

Claro q podemos caminhar p um "sistema mais socialista" onde existem algumas (poucas) medidas mais "a pensar no bem geral", mas essas sao a excepcao. nao a regra. esse pais q o Saramago sonha e tu falas, nunca ha-de existir! Desculpa, mas é o q eu penso e acho q a historia mostra q estou certo!

mas pode-mos dps ter uma troca d opinioes mais aprofundada, sem animos exaltados, onde apresentamos mais pontos d vista.
eu adoro este assunto. alias, foi püor isso mesmo q a visita a Berlim foi uma das q mais gostei na vida!

Tica disse...

mas eu n estou exaltada!!!! e tb n sou fã desses países comunas e ideais extremistas como o saramago é, isso tb n quero...

mas como as coisas estão tb n pode ser, estamos mais para o capitalismo/corrupção que para progesso sustentável/democracia!
mas aquilo q ele disse é verdade, trabalho e casa, são 2 bens essenciais... só isso e nisso o saramago tem razão, nem é preciso ir buscar políticas, nisso tds deveriam ser unânimes, porque tds temos de sobreviver!

parece-me simples
a única coisa que me irrita é ires logo buscar exemplos extremistas de comunismo que sim eu sei e td a gente sabe q n resulta... aliás eu detesto tdas essas vertentes...

essa é uma resposta tão banal como a célebre frase da miss universo: eu quero acabar com a fome na terra...

Sergio disse...

Como assim "exemplos extremistas d comunismo"? os exemplos q eu deu nao sao extremistas, sao a realidade d comunismo! se achas q a teoria comunista, é por si, extremista, isso é outra coisa!

e é engracado q as unicas coisas q dizes deviam ser garantidas (trabalho e casa), sao as duas pedras basilares da ideologia comunista!

nao sei qual será mais "banal": se eu a comparar algo q foi dito com a realidade (exemplo comunista - q embora obvio foi uma realidade e devemos aprender c isso), se dizer utopicamente q "toda a gente tem direito a casa e trabalho" - na escala d utopia é semelhante a acabar c a fome n mundo! :-D
Sim, toda a gente tem o direito d trabalhar, mas nao q alguem lhe de um trabalho.
Sim, toda a gente tem o direito a ter uma casa, mas nao que alguem lhe pague a casa!

Uma coisa estou totalmente d acordo: "mas como as coisas estão tb n pode ser, estamos mais para o capitalismo/corrupção que para progesso sustentável/democracia!"
mas acho q a solucao fica mais no caminho q o Nuno apontou ... justica celere e imparcial e o nao favorecimento n sociedade (aka: corrupcao).

resumindo: temos q por a funcionar o q ja temos antes de inventarmos outras q poderao ainda funcionar pior! (rendimento minimo)