21/02/2011

Geracao à rasca

Nós fomos a Geracao Rasca, agora é a Geracao à Rasca, e o pior é que algumas das pessoas da Geracao Rasca também fazem parte da Geracao à Rasca....
Aqui há dias estava a ver uma reportagem na Tv, e por mais que eu perceba os problemas com que esta geracao (onde eu me incluo) tem que lidar, há um pequeno detalhe que eu nao entendo.
Os pais fizeram um esforco para terem os filhos a estudar, temos uma geracao bem formada e com boas qualificacoes literárias, é díficil arranjar emprego (por um enorme número de factores), as pessoas nao chegam a realizar os seus sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais, and so on, and so on.....
Mas, o que me faz muita confusao é ver pessoas que já têm o seu curso universitário, alguns se calhar até têm um mestrado, procura de emprego intensa e nada.... o mercado está estagnado/em crise/o que lhe quiserem chamar, e já se sabe que portugal nao é propriamente a Land of Opportunity, e as pessoas metem-se num empréstimo bancário!!!!!!! muitas vezes é para estudar, sim senhor, já que nao se arranja emprego, pelo menos investe-se na formacao, mas dai até pedir um empréstimo para tal ser possível, acho que é um bocado dar um tiro no pé, quando já se sabe que é no nosso pé.
Depois queixam-se que "pois, e agora para além de tudo: viver com os meus pais, nao ter carro; ainda tenho o empréstimo do doutoramento para pagar? como é que querem que eu consiga isso?" oh pá, a sério, faz-me um bocado de espécie.....

3 banalidades:

Tica disse...

podes crer, concordo plenamente contigo
quando eu estava a estudar, muitos estudantes tinham part time para se sustentarem... ou davam explicações, ou lojas, ou bares, etc. até a própria universidade pagava a estudantes para fazerem trabalhos no campus!
é como comprar carro novo e pensar que vão pagar com o emprego que ainda não têm...

Tica disse...

aliás eu própria ganhei €€€€ assim

sof* disse...

creio que isto dos empréstimos é mais uma moda importada dos estados unidos. é mais uma oportunidade que os bancos encontraram de ganhar dinheiro, fazendo passar a mensagem de que "tu também podes ser doutor!" mesmo que não te tenhas esfalfado durante a licenciatura para o merecer, ou que não tenhas um curriculo que valha a pena uma bolsa.

sou contra esses empréstimos, é mais um pretexto ao consumo e muitos são aqueles com montanhas de graduações e zero de experiência e capacidade de mostrar trabalho feito.