05/07/2009

Os portugueses e os shoppings



Estudo diz que "População portuguesa cabe toda nos centros comerciais".

Lemos isto ontem na edição impressa do jornal Expresso. Confesso que fiquei em choque com o quão bimbalhões somos, mas olhando para o panorama de superfícies acho que é bem provável que tal citação seja verdade. Com um país tão jeitoso para passear ao ar livre por que raio se metem tanto os portugueses em espaços minados de gente saloia sob ar condicionado cheio de micróbios?
Sinceramente não percebo a cena de "ir passear pro centro", claro que eu os frequento mas é sempre com o objectivo de entrar e sair o mais depressa possível com as minhas compras feitas.

que horror!

4 banalidades:

Heidi disse...

"População portuguesa cabe toda nos centros comerciais" - LOL!

Não fiquei nada chocada! Até acho que ainda deve sobrar espaço para os portugueses além fronteiras! :D

Somos um país de bimbos e não há nada a fazer! :D o engraçado é que ninguém se julga bimba..... mas se calhar até É!!! :D

Agora vá, mais a sério..
Há quem goste e para quem seja até terapêutico passar uma tarde inteira a ver lojas num shopping! o que se há-de fazer... (não é de todo o meu caso).
Há quem viva "longe da cidade" e ache o máximo ir no fim-de-semana para grande um centro comercial ver as "modas", as "coisas modernas da cidade" :D a ainda mais 1001 explicações... não deixando de ser bimbas! :D o que não significa que essas mesmas pessoas não façam até passeios ao ar livre "pelos caminhos de Portugal"!... o que acontece é que somos uma cambada de consumistas e os centros comerciais juntam muita coisa! logo, nunca se vai lá só para passear... aproveita-se e faz-se logo mta coisa e para toda a família! :D

- estacionamento gratuito e à sombra; ---> qdo não é gratuíto, é pq há algo em troca: ou há acessos a pé, ou na compra de qq coisa dá direito a X tempo de estacionamento
- jumbo ou continente (grandes compras para toda a família)
- lojas e mais lojas para todos os gostos de todos os tipos, há sempre alguém que diz "já agora aproveito e também vou ali ver se têm...";
- comida: seja lanche, almoço, jantar, "comer qq coisa", apetecia-me mesmo um gelado xpto", e mais uma vez há de todos os tipos para todos os gostos e até para todas as carteiras!;
- CINEMA! que por mais caro que seja, ou por mais caras que sejam as pipocas é sempre o evento de eleição dos portugueses, "já que aqui estamos podíamos ir ver o filme tal";
- ar livre, banquinhos, zona de brincar de crianças e afins ---> sim, não são todos os centros comerciais que têm, mas há alguns que sim e lá conta como mais um ponto a favor...


EU?
eu vou objectivamente fazer lá algo de que preciso mesmo, e num horário que eu ache que há poucas pessoas e pouco trânsito para lá chegar. o algo que preciso pode ser uma farmácia (aberta), um jumbo/continente, fotocópias (loja aberta), cinema, e almoçar em dia de semana pq fica perto e barato. Mas não estou desejando de lá sair, tenhamos calma :)
Quando preciso de comprar roupa... uiii, é sempre muito borring seja num centro comercial ou na baixa lisboeta, aveirense ou farense! :D

Unknown disse...

Os "shoppings" são as novas igrejas/catedrais. Somos tão bons, tão bons a renegar qualquer ligação com qualquer tipo de divindade omnipresente (ou não) que acabamos por, de tão cegos que estamos, cair no culto do consumismo desenfreado.
Heidi, aquele comentário que são as pessoas "da província" que acham o máximo ir aos shoppings é algo tipicamente lisboeta, pelo que temo pela tua saúde mental e aconselho-te vivamente a saíres daí antes que a clarividência incontestável que caracteriza os alfacinhas te contamine de uma forma irremediável. Garanto-te que se dependesse das gentes da província, não teríamos metade das superfícies que existem por aí, até porque são poucos os campónios com guito...
É como dizes e com muita razão, "o engraçado é que ninguém se julga bimba..... mas se calhar até É!!!" Eu cá sou bimbo, apenas anseio não ser o bimbo mor...

Heidi disse...

:D olha que se fiz este comentário é porque tenho conhecimento de quem o faça realmente!!! e não falei em "província" nenhuma, disse "longe da cidade" :)

Por mais incrível que pareça isso acontece! é o ir ver as "vistas", as "modas"... believe me!

Quanto à malta ter ou não guito..... muito questionável!! :D os portugueses são os primeiros a comprar o relógio/tlm/PC/carro/aparelhagem de som topo de gama e os últimos a irem ao dentista! sempre disse isso :)

Unknown disse...

Então assim sendo, a culpa dos inúmeros shoppings em Portugal é dos dentistas. Eles são simplesmente o medo (se soubesse o que sei hoje, teria sido operado antes de vir para cá), se bem que é justo dizer que a coisa parece estar a melhorar.
O facto de teres dito "longe da cidade" em vez de "província" foi o que me levou a considerar que ainda não estás irremediavelmente perdida :p