30/09/2008

Crise Mundial

É todos os dias nas notícias sobre a crise, agora então ela é mesmo à escala mundial. A proposta de George W. Bush para acalmar a crise económica dos E.U.A. não foi aceite e a bolsa de N.Y. caiu por terra. Por consequência a Europa entra também em stress e fica à espera do desenrolar dos próximos episódios... é que no meio desta crise mundial, eis que tudo tem de ser adiado para quinta-feira: a malta dos E.U.A. vai-se reunir e decidir qual a melhor solução para a crise económica na próxima quinta-feira, o resto do mundo que espere porque temos um feriado religioso judeu :D Acho piada e até acho bem que gozem o feriado, mas é só para frisar que o mundo pode bem cair, mas um feriado é um feriado (acho que vou usar este exemplo no trabalho, quando surgir uma situação de ter de trabalhar em feriados e/ou fins-de-semana!).

Entretanto, agora oiço todos os dias uma notícia que por existir todos os dias deixa de ser notícia, certo? A "notícia" é sobre essa filha da p*#% da taxa euribor. Cada vez que oiço falar nela, oiço também as expressões "imparável!!" ou "de vento em popa!!"... é que é todos os dias, todos os dias, todos! Hoje até vi em detalhe quanto estava a taxa euribor a 3 meses (a minha), a 6 meses (a mais comum) e a 12 meses. Todas elas nunca atingiram estes valores, uma loucura de sempre a subir, festa! Até quando este sempre a subir e esta crise mundial vão durar, não sei. Só sei que já está a chegar ao topo, mais do que isto e já digo "perdido por 100, perdido por 1000", já nem quero saber de mais nada.

14 banalidades:

sof* disse...

por acaso ontem cheguei a casa e fui levada na corrente de caos que era o telejornal da SIC. meu deus, posso dizer-vos que, tal como a heidi, a nossa euribor é a 3 meses, mas desde que fiz a escritura, no dia 08-08-08, que ainda nao paguei nenhuma prestação. vamos começar para a semana e eu até tremo!!!!!! e depois oiço pessoas perguntarem-me "mas quando é que tens filhos???" e essa é lá pergunta que se faça perante este cenário? fico totalmente sem tesão só de ligar a TV, SOCORRO!!!!

Tica disse...

Lol, nem sei qual o comentário mais hilário...

Agora penso: ainda bem que não comprei casa!!!

al disse...

sem tesão?? ó sofia isso é que não ;)

RP disse...

crise, crise crise, depois do comentário da esposa só vejo é crise....

carla disse...

Pronto, pronto, já podem "dormir" mais descansados. O Banco Central Europeu acabou de baixar a taxa à qual a Euribor está indexada, na próxima revisao da mensalidade ela irá baixar ;-)

Sergio disse...

Pois é...afinal as coisas nao sao assim tao lineares: "Euribor agrava-se apesar do corte de taxas na Zona Euro" :-S
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345428&idCanal=57

Ontem vi nas noticias um comment o pq q este estranho efeito acontecia...disseram q era por falta de confianca dos bancos uns nos outros, medo uns dos outros....mas ninguem me tira q eles estao a tentar facturar numa altura q precissam e tem uma boa desculpa p ir "contra as regras naturais do mercado" :-S

(p.s. p quem ouve a linha avancada : "Carneiro amigo...andamos todos ao mesmo" :-D)

Heidi disse...

sim, tenho acompanhado as news... ora se levanta uma esperança, ora ela cai por terra

confesso que não fiquei mt entusiasmada com a new da euribor ir descer.. deve ter sido um pressentimento... ou melhor, devo estar tipo: ver p crer!!

Heidi disse...

YEAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!

pronto, em resposta a um comment recente ;)

cá estou eu para dizer que a filha da mãe... LÁ DESCEU!!!

Como já disse a minha é a 3 meses e só na prestação de MARÇO é que vi com olhos de ver!!!!

Ficou abaixo daquilo com que começou (junho 2007).

Agora vamos ver na nova prestação seguinte (3M): Junho 2009

sof* disse...

:DDDDD

já me fartei de rir com o meu comentário, vejam so o que já mudou: a euribor desceu e eu sempre engravidei contra todas as espectativas :DDD

sim sim a minha Euribor também desceu um pouco mais de 200euros, foi lindo e no momento em que eu soube fiquei histérica, mas confesso que nem me passou pela cabeça em contar a novidade por aqui :(
shame on me, eu sei.

Sergio disse...

Será q faz parte d nossa natureza queixarmo-nos?

:-D
Agora q andam nos minimos historicos, e q as taxas efectivas sao qs nulas, ninguem menciona a taxa Euribor?
:-SS

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1409728

Tug@ disse...

o problema agora não é a euribor!

o problema agora é veres aprovado o crédito!

ou pk não tens fiador ou pk não tens fiador ou pk não tens fiador!

se tiveres, não há problema, até te emprestam euros para comprar o seguinte imóvel!

http://www.publico.pt/Local/ritz-clube-esta-a-venda-por-15-milhoes-mas-a-freguesia-promete-lutar-pela-sala-emblematica_1409345

Sergio disse...

mas eu concordo q a aprovacao d credito esteja mais dificil, pq o q acontecia era q pessoas entravam na compra d um imovel habitacional qs sem capital inicial, sem garantias (fiador ou outras) e com uma taxa d esforco q as vezes chegava aos 80%. e isso é completamente ridiculo!
e pior é q as pessoas nem se apercebiam q nos primeiros 20 anos, só pagavam juros d emprestimo. ou seja, a ideia q estas a "pagar uma casa aos poucos" era completamente errada!
Claro q se estava a ver q alguem ia acabar por ceder, e surpresa das surpresas, desta vez foram os bancos, pq este procedimento arriscado acabou por lhes rebentar nas maos!

Tug@ disse...

concordo absolutamente contigo!

o stress é k como as coisas estão agora, por um gajo não pertencer aos quadros e por não ter fiadores, vê-se na merda para comprar casa!

mesmo com capital de entrada e mm com uma actual taxa de esforço de 15%

:(

vamos ver! pode ser k sim!

Sergio disse...

tb é verdade...."paga o justo pelo pecador"
antes era demasiado facil, agora um bocado dificil.
mais um tempinho e acredito q as entidades bancarias comecem "a amolecer um bocadinho", mas nao acho q cheguem ao facilitismo d tempos passados....e ainda bem (na minha opiniao!)