Conselhos para evitar problemas vocais
-Limite a ingestão de bebidas que incluam álcool e ou cafeína. Estas actuam como diuréticos (substâncias que aumentam o volume de urina) e podem provocar perdas de água corporal, perturbando a voz.
-O álcool irrita as mucosas que forram a garganta. Evite beber bebidas gaseificadas, comer chocolate em excesso, e alimentos picantes ou ácidos. Estes podem agravar a acidez gástrica e causar refluxo ( ácido que vem do estômago à garganta)
-Evite pigarrear ou fazer gestos violentos de limpeza da garganta.
-Lave com frequência as mãos para evitar resfriados. Durante o tempo em que estiver com um resfriado ou qualquer outra infecção respiratória evite falar em excesso.
-Beba bastante água. Seis a oito copos por dia são recomendados.
-Evite fumar ou contactar directamente com fumadores, e permanecer em ambientes com fumo e poeiras. O cancro das cordas vocais aparece mais frequentemente em fumadores.
-Pratique uma boa técnica respiratória quando falar ou cantar. É importante suportar a voz com respiração diafragmática que é a parede que separa o tórax do abdómen.
-Falar com a garganta provoca uma grande tensão nas cordas vocais e é causa de rouquidão.
-Mantenha em casa um ambiente húmido. Isto é especialmente importante em climas secos ou no Inverno. Trinta por cento de humidade é recomendado.
-Não faça uso exagerado da sua voz. Evite falar ou cantar se estiver rouco.
-Evite posturas viciosas por exemplo no estudo ou escritório. Estas são lesivas da qualidade vocal.
-Inclua na sua dieta regular cereais integrais, frutos, vegetais. Estes contêm vitaminas A, E, e C, ajudando a manter o muco que forra a garganta.
-Não coloque o telefone sobre o ombro enquanto fala. Este gesto pode causar tensão excessiva dos músculos cervicais e causar disfonia (rouquidão).
-Faça exercício regularmente. O exercício estimula o tónus muscular e melhora a postura e o padrão respiratório que são necessários para uma adequada fonação.
-Descanse o tempo suficiente. A fadiga física tem efeito negativo na voz.
-Evite falar muito tempo seguido e para grandes multidões.
-Evite falar em ambientes barulhentos. Tentar falar acima do nível de ruído causa esforço vocal.
-Evite gargarejos com substâncias alcoólicas ou que contenham irritantes químicos. Se forem imprescindíveis gargarejos fazê-los com substâncias salinas (água salgada).
-Evite gargarejos para tratar o mau hálito. Este pode resultar de problemas que o gargarejo não resolve como sejam sinusites, problemas digestivos, dentários ou pulmonares.
-Considere usar um microfone sempre que tenha de falar em grandes recintos sem condições acústicas ou para grandes plateias, como salas de aula ou ginásios.
-Antes de cantar procure “aquecer” a sua voz.
-Considere recorrer a um Especialista em Otorrinolaringologia e ou a um Terapêuta da Fala sempre que tenha problemas vocais persistentes.
-Alguns medicamentos como antihistamínicos, descongestionantes nasais, aspirina e outros antinflamatórios, mucolíticos, anestésicos locais e os progestativos podem ter efeito lesivo na voz.
16/04/2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 banalidades:
Basicamente, se fores uma florzinha de estufa toda a tua vida, quando morreres tens a tua voz impecavel! :-DDDDD
lolol gostei especialmene de:
Falar com a garganta provoca uma grande tensão nas cordas vocais e é causa de rouquidão...
Evite falar muito tempo seguido e para grandes multidões
e last but not least:
Lave com frequência as mãos para evitar resfriados
hoje fiquei literalmente sem voz!!! ando já há dias meia afónica mas hoje foi de vez. durante largos minutos andei apenas a mexer a boca e só alguns sons saíam, mas foi horrivel constatar que isto podia ser para sempre.
mandei umas tossidelas colossais e a voz voltou. fui bruta com as cordas vocais, mas lá teve de ser.
Andaste a quebrar logo a primeira regra: "ingestão de bebidas que incluam álcool" ...depois é o q da! :-D :-D
muito interessante!
beijinhos
*
Enviar um comentário