21/11/2008

(a)Poirar os bancos ou nao...eis a questao!

Nao é desconhecido a ninguem a situacao actual dos bancos e a consequente onda de possiveis emprestimos por parte dos estados a esses bancos p estes se manterem soluveis.
A questao q se coloca a cada um é : será justo o estado estar a emprestar $ a estes bancos em situacao dificil? se o faz p os bancos (pois nao passam de empresas como outras) pq nao fazer com todas as empresas em situacao dificil (q normalmente ate tem mais empregos em perigo)? e se o estado nao ajudar o banco, qual o efeito domino q tera noutras instituicoes bancarias? e na confianca dos clientes e, posterior retirada de fundos do banco, tornando a situacao ainda pior?
É neste tom de duvida entre o justo e o economicamente viavel q me deparo com a seguinte noticia q acho pode pender a balanca d opinioes p um dos lados:
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1350748&idCanal=57
Ora analizemos com olhos de ver o q se passa aqui!!!
Aqui temos um banco muito pequeno q o seu principal negocio é gestao de fortunas e consequentemente investimentos de grau elevadissimo. Actualmente, com a situacao dificil, o banco precissa de 750 milhoes de euros!!! estamos a falar de um banco com apenas 3000 clientes o q representa um esforco do estado de 250 mil eur por cliente! um quarto de milhao de eur por cliente, amigos! um quarto de milhao proveniente obviamnente dos nossos (vossos! :-D) impostos! Pq devemos ajudar quem arrisca demasiado com o proposito de retirar dividendos milionarios? será q eles tb pensaram ajudar o estado qd eles tiveram retornos percentuais gigantes e o estado estava em deficit? ou seja, se dá lucro eles metem ao bolso, se da´prejuizo eles dizem "temos q ter ajuda"....mas onde esta o principio mais basico de empreendorismo onde assenta a filosofia economicista mundial..... risco e responsabilidade pessoal?
Basicamente estamos a desensinar a nosso sociedade....arrisca e pode ser q consigas, pq se nao conseguires o estado ajuda....mas só se fores um banco! ....ou talvez daqui a um bocado .....uma empresa de carros.....e mais um bocado serao as empresas ....??imobiliarias?? Talvez.....
(estao abertas as inscricoes p ver qual o sector q tem mais amigos no governo)

Eu sei q isto segura a economia de ficar ainda pior...mas justo nao é de certezinha! :-SSSS

3 banalidades:

Heidi disse...

:( very sad...

carla disse...

Acho que está aqui a tua resposta:
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1351136&idCanal=57

Sergio disse...

pois....copiaram-me as ideias p "governarem" ....ja nao se pode partilhar uma ideiazita....nao torno a fazer posts politico-economicos!
:-DDDDDDDDDDDDDDDDDDD