13/01/2009


BOM ANO 2009!!!

Aqui no Oriente a coisa vai doutra maneira, isto è: a passagem d'ano è sò a 26 de Janeiro este ano e regula-se pelo calendario lunar. Sendo assim aqui ficam algumas dicas do que se està prestes a passar por estes lados.

2009 è o ano do bufalo, este simpatico animal na imagem. Chamam-lhe bufalo segundo o horoscopo, mas mais parece uma simpatica vaquinha....
Na véspera do Ano Novo as pessoas fazem limpezas gerais: limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam ofertas aos Deuses , preparam as roupas... A cor vermelha, por ser yang e vibrante é a cor predominante durante as comemorações. Além desta cor, outras cores da sorte são o amarelo e o roxo.
No último jantar do ano a família reunesse para fechar o ciclo anual. São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti representando a prosperidade e o talharim (espaguete) que representa vida longa. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou embalagens vermelhas.A refeição é feita numa mesa circular para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família. As pessoas procuram perdoar as ofensas, esquecer as diferenças e evitar os maus pensamentos. Tudo é comemorado com muita alegria e fartura para trazer muita sorte e felicidade.
Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas na porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo.
Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos.
No primeiro dia do ano é muito comum as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro. Este envelope é distribuído pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com propósitos auspiciosos.
Outro costume é por desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o ditado popular “Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem”. Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta ou visar prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido.
Assim se prepara o ano por estes lados....

3 banalidades:

carla disse...

Boa!

Curti ficar a saber estas coisas.
E quando eles te perguntam sobre a nossa passagem d'ano, tens assim alfo tao poético para lhes contar?

Sergio disse...

Quem le este teu texto poderá pensar q já comunicas na boa em chines....! :-D
Mas ainda nao,pois nao? :-D

sof* disse...

Pois eu li o teu texto logo de manha e foi bem bonito.
É sempre bom ver uma cultura que preza as suas tradições.
muito fixe*