26/06/2009

Boavista Futebol Clube


COMUNICADO DO C.A.

DA BOAVISTA F.C., FUTEBOL SAD

Através de fax, o IAPMEI deu-nos conta de ter iniciado a extinção de um Procedimento Extrajudicial de Conciliação (PEC) requerido por esta Sociedade, em 31 de Julho de 2008.

Cerca de um ano e vários episódios depois, o IAPMEI esclarece ter tomado esta decisão porque a Fazenda Nacional (Finanças) decidiu não participar no PEC.

Lamentavelmente, este é um passo definitivo, que nos impede de participar nos campeonatos profissionais, isto é, nas competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Perante esta incapacidade de diálogo da Fazenda Nacional, o C. A. da SAD teve uma primeira vontade de entregar as chaves da Sociedade ao Sr. Governador Civil do Porto, para que as fizesse chegar ao Sr. Ministro das Finanças e ao Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Todavia, porque reclamamos para nós um maior sentido das responsabilidades e porque temos a ver com uma instituição com 105 anos de existência, um maior número de trabalhadores e ainda um maior número de atletas (muitos dos quais, jovens), decidimos continuar a lutar pelo futuro da Sociedade, sendo que, sem ela, o Clube ficaria amputado de uma das suas mais relevantes fontes de receita.

O Conselho de Administração da SAD quer ainda dar a conhecer que, em 2008, pagou significativa verba (cerca de 400 mil euros) ao Fisco e à Segurança Social, em detrimento dos salários devidos a funcionários, administradores, treinadores e jogadores.

Face a esta situação, e com todas as consequências pessoais e colectivas, o C.A. decidiu suspender qualquer pagamento a instituições, o que manterá até que, em reunião com os senhores accionistas, primeiro, e com os senhores associados do Clube, depois, não forem encontradas outras eventuais soluções.

Cumpre ainda a este C.A. esclarecer que, mantendo os pés assentes no chão, continua a trabalhar para que a SAD prossiga com vida e, no mínimo, possa participar no C.N. II Divisão (ex-II Divisão B).

Porto, 25 de Junho de 2009

O C.A. DA BOAVISTA F.C., FUTEBOL, S.A.D.


Confesso que me faz bastante confusao que um clube que ainda há poucos anos ganhou o campeonato nacional esteja numa situacao destas. Claro que todos os clubes tem dividas tremendas, e continuam a gastar mais do que podem nas transferências e afins, mas lá se vao todos aguentando. E mais do que o futebol, também está aqui em causa todas as modalidades amadoras, em que o boavista tinha uma excelente reputacao na formacao de jovens nas mais diversas áreas desportivas.
Só me pergunto onde anda a família Loureiro, quando foi para "meter dinheiro ao bolso" aquilo parecia uma monarquia, a presidência passava de pai para filho sem ninguém questionar. Agora que o clube se está a afundar eles nao estao cá para dar a cara e uma ajudinha?

5 banalidades:

Sergio disse...

q afundem todos. nao quero saber!

Veja-se o caso do Porto: actualmente e nos ultimos anos, tem tido resultados desportivos invejaveis e todas as suas receitas associadas (mais é qs impossivel p um clube portugues), transferencias milionarias com imenso valor acrescentado (so na equipa q foi campea da Champions fizeram milhoes), e no entanto continuam a dever a todos! COMO È Q ISTO È POSSIVEL????
Obviamente q depois vem o tempo da dificuldade e das vacas magras e, claro, afunda logo!
Basicamente a estrategia financeira é tentar pagar o minimo possivel, permanecendo em debito constantemente, estando assim a trabalhar com credito por conta de outros! claro q qd assim é, os resultados aparecem e saem todos com uns valentes premios d performance no final do ano!
Com as devidas diferencas é mais ou menos o q aconteceu c os bancos .... q se fod*** todos! Moram d uma vez, p ver se ficam os "saudaveis" ou p q se aprenda com os q "morrem".

RP disse...

sem surpresa assiste-se em portugal a queda de alguns clubes históricos das ligas portuguesas, dizendo adeus às ligas porfissionais de futebol. Farense à uns anos, Campomaiorense depois, Boavista agora, Estrela da Amadora já não deve demorar, entre outros menos conhecidos.
Não é fácil gerir uma empresa quando as suas receitas dependem de resultados desportivos, pelos menos é assim em Portugal, "sou adepto sim senhor de um clube mas só se ele ganhar jogos e conquistar títulos", isto porque grande parte das receitas vem das bilheteiras, camisolas, cachecóis, e patrocínios. Aliando a isto crise económica e financeira+estádios por pagar que servem de abrigo a inumeros insectos+apito dourado+salários altíssimos a pseudojogadores+agentes fifa que adoram comições altas+and so on, temos este resultado.

Tug@ disse...

a esses Sr.s enunciados, e a todos os outros que só existem para encher os bolsos com o dinheiro dos outros enquanto apregoam a virgem santíssima, eu digo como dizia o sr. Robert Flynn.

Sscutai o 13º segundo da música de Machine Head do albúm de [2007] The Blackening intitulada02-machine_head-beautiful_mourning e perceberás!

Heidi disse...

bem que podias ter deixado um link, lá tive de andar à procura :P

http://www.youtube.com/watch?v=MjpPhwUHHqs

tá fixe :D

Unknown disse...

Pouco há para acrescentar, a não ser uma coisa: o estádio. Um daqueles grandes investimentos que o estado/uefa ajudaram a construir/remodelar, que lhe irá acontecer? Como foi possível que esta obra tenha custado o dobro do previsto, o que ao fim ao cabo, foi a principal razão para o colapso do Boavista (por aquilo que vi, a divida do Boavista é praticamente o que tiveram de pagar a mais pelo estádio).
Quanto ao clã Loureiro, as vezes olho para esses presidentes de clubes e, não sei porquê, lembro-me dos nossos governantes. Eles estão lá porque alguém os lá pôs ou porque a maioria preferiu não votar porque dava muito trabalho ou não iria fazer a diferença.
"Cultivamos o que semeamos..."