08/06/2009

QUIZ: Venepão, temos que tirar isto a limpo!!!

Há uma dúvida que subsiste no íntimo de cada um de nós, e chegou o momento de dizer BASTA!!! Nada melhor que uma votacao para resolvermos esta questao de uma vez por todas!

Sugerido pelos blogueiros Heidi, RP e sof* a nova Poll Question!

crédtios: fotografia de al

25 banalidades:

al disse...

eu fui o que pensava era nos folhados. mas depois lá descobri que era da venezuela como tudo o resto em aveiro e lá disse:"ahh ta bem atum".

gostei dos creditos fotograficos ;) lolol

carla disse...

Das dúvidas mais pertinentes dos últimos tempos, sem dúvida!!! Ainda bem que vocês a levantaram!

Para mim mais do que "De onde vem o raio do VENE neste nome?" eu questionava-me e questiono-me porque raio as pastelarias/padarias em Aveiro têm que ter sempre algarismos no seu nome. Acho que a Venepao mudou as suas publicidades luminosas e por isso os algarismoas já nao constam. E agora já nao me lembro quais eram. Mas havia a Europao, a Fenepao, a Churrascaria Vilajovem 97, acho que a Doce Aveiro também tem. Isso sempre me intrigou bastante!

Depois de ter conseguido ultrapassar esse trauma, lá me questionei sobre o VENE, e estou com VENEzuela!

carla disse...

Esqueci-me de dizer mas, desta vez, devido à importância do assunto, é possível escolher respostas múltiplas (um bocado ao jeito do Totoloto)

Marta disse...

Nunca tinha pensado nisso durante vários anos, até que me apercebi que grande parte das pastelarias em Aveiro, os donos tinham estado na Venezuela, daí o Vene!

sof* disse...

eu também me parece que o mais lógico será Vene de venezuela, mas sendo em aveiro o meu palpite foi para Veneza portuguesa :)

posso ainda acrescentar que nunca sei qual é esta padaria e a funpão ou lá como se chama.

não percebo de todo estes nomes que dão aos estabelecimentos. nada melhor do que Café Central :DDD

Heidi disse...

"VENEzuela"

mas sabem qual é a maior piada? é que mtos tugas que emigraram, o que foram fazer para a Venezuela foi fazer pão ;)

Voltaram... tiveram de continuar no ramo! :D

lolol

não são os venezuelanos que são padeiros, são os portugueses :D

sof* disse...

é como os portugueses que foram pro brasil :D
lá há milhoes de anedotas do manuel padeiro...

:DDD

Tica disse...

É de Venezuela...com certeza absoluta. Quando andava no liceu eu e o meu irmão éramos muito amigos das filhas do dono e íamos fazer muitas patuscadas para casa deles. Agora raramente as vejo, só em festas de people de Aveiro.
E passa-se como diz a Heidi, portugueses que foram para a Venezuela fazer pão e voltaram para Portugal para fazer pão.
Aliás, a Venepão até tem 2 donos... mas eu só conheço os pais das minhas amigas e eles nem estão lá sempre, porque como são 2 donos e 4 semanas no mês, um trabalha 2 e o outro outras 2!

Sergio disse...

Acho q a questao pertinente aqui é pq é q raio todas as padarias em Aveiro acabam em "pao"....mas é obrigatorio ou que??
E mais estranho ainda: o q é "Fene" (de Fenepao)??? isso é q é estranho pois nem estou a ver nunhuma palavra palavra a comecar por FENE.... :-SSS

sof* disse...

este post e respectivos comments sao LINDOS!!!!

carla disse...

Alguém tem que ter a coragem de discutir estes assuntos!!! :-D

Tica disse...

É Fanepão! Mas não sei porquê... a Doce Aveiro não teve números, a Europão já mudou de números por 2x e depois acho que só está Europão.
Já na Barra havia a Barra89 (foi quando abriu) depois apareceu a Barra99 (outra que abriu) e a Barra89 fez remodelações mas não mudou, penso que esta cena dos números é isso, o ano em que abriu e depois tiram porque é deveras piroso!

O pior é Europão para mim, e também são venezuelanos...

Há tantos nomes...Quente e Bom, Pão Crocante, Dentadas Gostosas, o Chocolate!...
Só uns exemplozinhos de quem não tem criatividade nenhuma.

carla disse...

Espera lá que Chocolate já existe!!! E todos nós sabemos que faz um salame de chocolate muito bom ;-)

Tica disse...

Eu sei, por isso é que pus o ponto de exclamação, é um que existe e eu gosto.

E agora que fiquei a pensar acho que a Barra89 quando remodelou passou a Barra2000, porque na altura era mesmo a fazer concorrência à Barra99! E não se pode ficar atrás. ENA

Vem-me assim uns flashshshshhs

Marta disse...

Pão Crocante e Dentadas Gostosas é que são nomes realmente bonitos!!

Tica disse...

pois...eu até dizia mais bichosos, mas nem para isso, tenho criatividade

Heidi disse...

Sérgio, não percebes que as padarias/pastelarias têm de ter PÃO no nome.... se não, como é que as pessoas sabiam??????!!!!!!! :D

Quanto aos números não conheço a razão mas é uma "moda" que pegou e bem!!! pelo menos por Aveiro!
Mas acho que umas conversas com um ou dois donos de estabelecimentos e descobrimos a razão! :D

e a "Doce Aveiro" que durante anos eu dizia "Doce d'Aveiro" lolololol depois lá descobri que não era sobre os doces de Aveiro, mas sim sobre essa cidade "doce", chamada Aveiro!

Unknown disse...

Votei Venezuela.
Quanto aos números, tenho como teoria que servem para poderem mudar de nome facilmente caso o negócio tenha problemas financeiras e vá a falência. Assim, conseguem dar baixa do negócio e voltar a abrir mantendo o nome na sua essência, mudando apenas os algarismos...
Outra teoria era o nome já estar registado e os donos, como queriam muito o nome, não tiveram com mais nada e acrescentaram números no final. Será provavelmente o que aconteceu na Barra.
Quanto a Fenepão, bem não tive qualquer dúvida: FENE vem de Fenícios!

Heidi disse...

mas não é FANEpão?!

com "A" ?

Unknown disse...

LOL! Fui induzido em erro pelos outros comentários.
A única coisa que me ocorre com FANE é faneca... Enfim.

Rego disse...

Ainda me lembro como se fosse hoje, aquela bela quarta-feira académica... Mais uma viagem de autocarro de regresso da estação da luz (porque a saída da praça era sempre muito degradante :)), 6:30 da matina e a mitra pronta para matar mais umas cervejolas na Venepão, e eis que... PROIBIRAM OS FINOS ANTES DAS 8 DA MANHÃ !! Fim do Mundo! e foi a partir desse dia que até os folhados mistos me começaram a saber mal.

Parabens pela ideia, trás muita nostalgia.

Hugo Rego

Heidi disse...

quarta-feira, viagem de autocarro de regresso da estação da luz...

realmente faz mesmo muitos e muitos anos!!! :D que boas recordações! era qdo ainda dava boa música na estação da luz! era eu caloira!!!!!

Rute disse...

Nunca fui grande frequentadora da Venepão porque só nos últimos meses em Aveiro é que morei lá perto. Mas tive essa dúvida porque me lembro de a Heidi me ter esclarecido :D

Faziam uns brownies deliciosos...!

Anónimo disse...

Caríssimos!

A "BENEPÂO", essa grande pastelaria, claro que eu votei em Venezuela, por influencias da Lady H.

Agora, em boa verdade vos digo, que ainda esta semana pensei em emigrar para NY city e abrir uma "bakery" para vender os nossos maravilhosos pasteis de nata e quem sabe uns dons rodrigos ou ovos mole?;) Era o sucesso, a Pris diz que em LA há um "tipo" que faz furor a vender um genero de pasteis de Belem...Ora de lawyer a pasteleira não há muita diferença..porque hoje em dia a malta cada vez " é mais bolos!" ;)

KittyVader

Kitty Vader disse...

Ah, já me esquecia, quanto ao nome "Fanepão" deve ser um misto de Fatima & Nelson, na sequencia de inspirações como as do nome da casa do nosso Presidente da republica: "Vivenda Mariani" (maria e Anibal)..Lindo, lindo;)

KV