03/06/2009

Universidade de Aveiro recebe prestigiado prémio internacional no valor de 100 mil dólares


A Universidade de Aveiro foi agraciada com o prémio da iniciativa «HP Innovation in Education Grant Initiative 2009». Trata-se de um galardão concedido pelo gigante informático Hewlett-Packard Development Company, L.P e destina-se a distinguir projectos educacionais que se proponham explorar as sinergias entre a utilização de tecnologias e metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem.
O prémio agora atribuído à Universidade de Aveiro tem por base o projecto educacional StimuLearning: Stimulating Learning in Engineering Students by Collaborative Entrepreneurship Training.
Trata-se de uma iniciativa associada à reformulação das disciplinas de Projecto de Eng. Electrónica e Telecomunicações (Mestrado Integrado em Eng. Electrónica e Telecomunicações) e Projecto em Eng. Informática (Mestrado Integrado em Eng. de Computadores e Telemática).
A coordenação do projecto é do Professor Manuel de Oliveira Duarte e conta com uma equipa que integra também os demais docentes das referidas disciplinas (Professores José Carlos Pedro, Arnaldo Martins, João Paulo Cunha, Rui Ribeiro e André Zuquete) e investigadores do Departamento de Ciências de Educação (Professora Anabela Pereira e Doutoranda Inês Direito).
As ideias chave do projecto assentam numa metodologia de ensino baseado na resolução de problemas e na análise de estudos de casos oriundos do mundo empresarial, com quem é estabelecida uma grande aproximação. À medida que o projecto se for desenvolvendo uma parte significativa das aulas será preenchida com Seminários proferidos por profissionais de engenharia de diversas empresas e os trabalhos dos alunos serão, em grande medida, inspirados nos desafios trazidos por esses profissionais.
O prémio, para além do seu valor significativo, traz consigo outros benefícios muito importantes, nomeadamente a possibilidade de a Universidade de Aveiro passar a integrar uma rede mundial de instituições de ensino superior com preocupações com a qualidade de ensino e a inovação nos métodos de aprendizagem, com patrocínio da HP.
No presente ano a Universidade de Aveiro será uma das 20 Universidades europeias a integrar esta rede e está já convidada a participar no 2010 HP Innovations in Education Conference, agendada para 21 a 23 de Fevereiro de 2010, em São Francisco, Califórnia, EUA. Esta será uma excelente oportunidade para partilhar experiências, apresentar o projecto e conhecer outros trabalhos vencedores.

7 banalidades:

Unknown disse...

É incrível como certas pessoas são capazes de estar associadas ao pior e ao melhor que a UA fez nos últimos anos...

Heidi disse...

três VIVAS ao João Paulo Cunha!
tão fofo!!

e mil VIVAS à U.A. claro e sempre!

para além de tudo, nem que seja pq foi o que nos uniu! :P

e por ser a mais linda do país! :P

Sergio disse...

VIVA! (LOL)

concordo plenamente c a tua 3° frase Heidi!

carla disse...

Pois é Heidi, eu reparei que estava lá o nome do teu bimbinho :-D

sérgio queres dizer a terceira frase ou o terceiro parágrafo? :-D Tecnicamente a terceira frase da heidi é: "e mil VIVAS à U.A. claro e sempre!", tendo em conta a pontuacao que ela utilizou :-)

Sergio disse...

tecnicamente nem ha frases pq nenhuma delas comeca com letra maiuscula! :-PPPPPPPPPPPPPPPPP

Heidi disse...

tás a querer dar lições ao Saramago? :D

Sergio disse...

bem q precissa! ...a fazer erros desses....sim, pq ninguem me tira q isso sao erros. nao me venham com coisas. se fosse um puto a escrever assim, sem maiusculas ou pontuacao suficiente p poder ler, o puto era "o massacrador da lingua portuguesa". como é o Saramago, tá tudo bem...é de mestre!
poupem-me....dois pesos e duas medidas? nao, obrigado!

(n me interpretem mal...n tenho nada contra o facto de ele escrever assim. Freedom of choice é o q eu digo. nao me venham é reclamar qd alguem faz uma coisa semelhante ou "altera ligeiramente" as regras da lingua portuguesa e, pelo simples facto de nao ser o Saramago ja nao tem voto na materia nem autoridade p tal... :-SSSSS )