02/04/2009

Agora! na Sic...

Os novos pobres

Os números não mentem: a crise atinge em força os portugueses. Falências, despedimentos, famílias que já não conseguem pagar empréstimos. O turbilhão económico fragilizou milhares de pessoas da chamada classe média, que se vêem obrigadas a fazer cortes inesperados nas suas despesas mensais. Estará a nascer uma nova classe social, a dos novos pobres? O debate, Aqui e Agora.


Eu até me ri com o nome "novos pobres", mas sim é verdade e não tem piada nenhuma. Toda a "minha" geração está desgraçada... eu até disse ao meu pai "sabes quando é que soubémos disto? desde o dia 11 setembro 2001". Desde esse dia que soubémos que as vacas gordas tinham acabado e por muito tempo e que a "nossa geração" seria a mais prejudicada.

24 banalidades:

Rute disse...

AS vacas gordas acabaram no momento em que começamos a pagar propinas no governo de sr. Guterres, (apesar de uma das promessas eleitorais ter sido precisamente o não existirem e todo esse dinheiro ter sido canalizado para o Expo 98) e nós termos continuado sem papel higiénico nas casa de banho da u.a..

E claro os fabulosos estádios de futebol que apenas aumentaram o já enorme buraco financeiro das contas públicas!

Tudo para dizer que nada disto é recente, o balão apenas rebentou... e quem se lixa?

sof* disse...

fogo queria ter visto o debate, esqueci-me, estive a ouvir a banda sonora do rity dancing ao jantar e esqueci a crise e os problemas.

mas sim é assustador a quantidade de subsidios de desemprego que sustentamos todos os meses, tenho medo do rumo que isto leva. ainda hoje baixaram novamente a taxa de juro mas mesmo assim as pessoas estão completamente tapadinhas até À cabeça. vou por uma criança no mundo, "neste" mundo e estou de facto assustada.

Sergio disse...

Nao concordo. Eu acho q o ponto de viragem foi mesmo o rebentamento do problema de sub-prime nos states....

carla disse...

Nao concordo com algumas das coisas.

Nao acho que a nossa geracao esteja desgracada. Claro que as coisas nao sao fáceis para ninguém, mas já pensaram que os anos 70 e inicio dos 80 foi o grande boom de natalidade em portugal (com o final do regime e enquanto durou o entusiasmo), e por isso a nossa geracao enfrenta grandes problmeas de concorrência no que diz respeito a empregos (7 caes a um osso), neste momento as escola primárias (e já vem de alguns anos) estao às moscas, o que significa que os actuais miúdos terao muito menos dificuldades do que nós temos ou tivemos.

Esta grande vaga de desempregos que estao agora a contecer acho que sao ainda mais graves nas pessoas que tenham mais de 40 anos. Ainda sao novos, podem perfeitamente trabalhar, mas em muitos dos casos, estarao um pouco desactualizados nas tecnologias, e os empregadores veem essas pessoas como sendo demasiadas velhas. Muito dificilmente voltarao a arranjar um emprego. Ao passo que nós aina temos mais alguns anos de perfeitas oportunidades, pelo menos até aos 35 anos.

Acho que as propinas que nós pagavamos nao eram nada de exagerado, tendo em conta a Universidade em que andamos e as condicoes de ensino que nos eram proporcionadas. Eu cá sempre tive papel higiénico na casa-de-banho :-) quanto à situacao actual nao me posso pronunciar, estou completamente desactualizada sobre os valores que se praticam.

Quantos às obras que falas Rute: Expo 98 e Euro 2004. Acho que quanto ao segundo se podiam ter construido um bocadinho menos e recuperado um bocadinho mais. Mas, apesar do grande investimento do estado para este tipo de coisas, está-se a fomentar emprego (todas as construcoes necessárias criaram milhares de postos de trabalho, antes, durante e depois dos accontecimetnos), a promover o turismo, está-se a dinamizar a economia. Por um lado tira-se do bolso, mas por outro também se mete, se o saldo foi positivo? dúvido, mas sao coisas necessárias para um pais andar para a frente. Às vezes para se ganhar é preciso primeiro gastar. Depois é tudo uma questao de boa gestao (e ai é que nos falhamos)

sim, estamos todos (os que trabalham) a passar por uma fase bastante difícil, mas vejam só, foi preciso quase "decretar" que estamos em crise para as taxas de juro descerem para níveis já nao vistos há muito tempo. E isso também é uma benece para muita gente. E sendo que esta crise é global, acredito que todos os esforcos conjuntos feitos pelos diversos governos venham a
dar proveitos num futuro próximo.

Desculpem lá o testamento, mas hoje nao tenho assim muito para fazter aqui no trabalho :-)

Sergio disse...

Nao se esquecam q as melhores oportunidades aparecem, nao quando ha muita concorrencia, mas alturas mas....nas alturas q anda tudo retraido.
como o ditado diz: "em terra de cegos, quem tem um olho é rei"
ou o ditado adaptado: "na altura q todas as avestruzes metem a cabeca na terra, a unica q a poe fora é a unica com capacidade de ver p onde vai!"

Heidi disse...

quando digo "nossa" geração, é mais uns 5 anos e menos uns 5 anos que eu... ou até mais, vá!

e quando digo que foi a principal prejudicada, é pq apanhou a crise quando estava a acabar o curso ou tinha acabado recentemente (tou a falar de 2002 em diante). o que significa "início de vida", começar a viver sem ser à custa dos pais, claro que no início com algum ajuda!!! mas depois esquece e faz-te à vida! vai ganhar o teu!

pois os que têm 45 neste momento, claro que estão mto mal com certeza, mas apanharam umas belas de umas vacas gordas quando tinham 23... ou não ?

e se estão desactualizados, que se actualizem! é difícil? pois... ninguém disse que era fácil! e cada um faz o que pode e o que a sua consciência manda..

agora a "nossa" geração NUNCA vai apanhar vacas gordas! esquece!

carla disse...

Acho que o significado de "vacas gordas" vai mudando ao longo dos tempo. Sim, já nao vivemos na época das vacas gordas que eram conseguir um emprego bom com pouquissimas qualificacoes, Sim, nao vivemos na época das vacas gordas que é conseguir o emprego que se quer, quando se quer e quse como se quer.
Mas vivemos na época das vacas gordas no que diz respeito a outras coisas: liberdades, acesso à informacao e conhecimentos, melhores direitos, etc.
Se sao comparáveis? Pois, sao coisaas diferentes.
Cada geracao tem os seus desafios, é só saber tirado partido das vantagens que temos e ser inteligentes na gestao das desvantagens. O que por si só já é um grande desafio.

Rute disse...

Ontem tive uma conversa esclarecedora com uma colega formadora. Eu estava a ver na net mobilias para a casa que ainda não comprei e ela, uns 10 anos mais velha que eu, disse-me que depois do divorcio voltou para casa dos pais. Com o que ganha não dá para viver. Tem de pagar as noitadas e os cartões de crédito.

Vivemos anos acima das posses, tanto o Estado como as casas normais dos portugueses.

Como pagar o empréstimo da casa, do carro, do plasma e das férias ao estrangeiro se se perdeu o emprego? Mas continua-se a dar prendas pelo Natal a toda a gente que se conhece.

É isto que me aborrece. Isto, os recibos verdes e o facto de pagar 160 € por mês à S.S. e saber que basta ficar doente e não ir trabalhar, para não conseguir pagar a minha futura casa.


Ah, é verdade! E ter de pagar um seguro anual de trabalho, sem o qual não posso assinar nada.

Estou um bocadinho chateada hoje porque ouvi dizer que nos vão baixar os honorários/hora.

Se virem por aí alguma vaca gorda agarrem-na bem!

Nunca tive um contrato de trabalho. Acreditam nisto?

Heidi disse...

qdo recebi o meu 1ºordenado era uma inocente e vi os 11% para a S.S. ... perguntei "eu não posso não querer isto?" uma colega pelos vistos mal informada disse-me que se quisesse podia não pagar S.S. (errado claro)

mas o interessante é que ela me explicou que eu não teria nenhum interesse em não pagar! perguntei "no quê?", e ela falou-me dos hospitais, de ficar doente, de ter um acidente, dos centros de saúde e claro da dita reforma à qual eu sempre disse LOL.

Agora que fiquei "doente" a filha da p%*#$ da S.S. não me vai pagar pelos dias que não trabalhei... que bonito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Andei a dar 11% do meu ordenado todos os meses, para qdo vou a um centro de saúde pagar apenas 2 euros, é fixe, pois é.... mas bem que preferia ter ficado com o $$$ desses 11% durante estes anos, e qdo ficasse doente ia logo ao PRIVADO e ponto final!

Sergio disse...

Rute...desculpa a minha ingenuidade.....mas se dizes q "basta ficar doente e não ir trabalhar, para não conseguir pagar a minha futura casa" porque é q te metes no emprestimo "in the first place" e ficar atolhada no credito exactamente na situacao q acabaste de criticar da tua colega acima?

Rute disse...

É fácil: o quarto em casa dos meus pais não é só meu...

Sergio disse...

E alugar?

Unknown disse...

Pessoalmente, se fosse solteiro e bom rapaz, coisa que está mais que vista que não sou, alugaria um apartamento. As coisas mudaram, as condições contratuais dos alugueres continuam favoráveis para quem aluga, podemos descontar no IRS e a mensalidade não fica sujeita a flutuações de uma taxa qualquer. A mobilidade é outro factor a ter em conta, sobretudo em tempo de crise (quem aluga aqui aluga na China se for preciso).
Não me levem a mal, até porque eu próprio já me saí com essa que o tempo das vacas gordas já tinha passado para justificar coisas menos conseguidas, mas estes períodos costumam mostrar do que somos feitos. Lembro-me de uma história que li a pouco tempo que falava de uma menina que estava a queixar-se dos seus problemas ao pai. O pai, que era chefe de cozinha, coloca 3 panelas com água a ferver, uma com uma cenoura, outra com o ovo e na última, um grão de café. Passados x minutos, o homem retira os 3 alimentos das panelas e coloca-os em 3 pratos, perguntando a filha o que ela ali via. Temos basicamente 3 alimentos que foram submetidos a mesma adversidade, água a ferver durante x tempo. A questão é sabermos se queremos ser como a cenoura, que é dura enquanto fresca mas mole depois de cozida, como o "coração" do ovo que é frágil, fluído enquanto fresco, passando a duro, rígido depois, ou como o grão de café, que já é duro e perfumado quando fresco, mas que consegue aromatizar o elemento adverso (água a ferver) bem como atingir o seu melhor sabor.

Tica disse...

Eu não recebo ordenado há 2 meses...dizem que para a semana vão-nos pagar, talvez

Heidi disse...

ainda no outro dia falámos disso aqui em casa, de eu ter comprado casa... às vezes arrependo-me... às vezes não... é mt complicado dizer o que decidir, só mesmo caso a caso.

quando me mudei de casa e deixei de pagar a renda do quarto ao senhorio, somei o dinheiro todo que lhe dei... e que se foi (meti no IRS é verdade), mas foi-se.

o meu pai respondeu ao meu irmão que tem um inquilino que paga mais de aluguer da casa, do que eu pago ao banco pela minha (mesmo antes da euribor descer), e a casa um dia será minha, e posso sempre vender, é um "bem" que posso vender em caso de aperto... numa casa alugada, não tens nada.

cada caso é um caso, e conhecendo a Rute, voto na compra da casa! ;)

é a nossa casinha!!! cada vez que passo algum tempo fora da minha, qdo entro, sorrio sempre :) e digo, ahhhh a minha casinha!

tens todo o meu apoio, mas já sabes... analisa lá bem o contrato com o banco!!!! há muitos truques e letras pikenas!!!!!!!!! ;)

Rute disse...

Já me informei e para minha surpresa alugar casa aqui na zona é mais caro que comprar. E além disso nenhuma é mobilada, tinha ainda de comprar mobilias :P

Tica disse...

Heidi: que justificação te deram na SS (eu gosto muito de chamar SS à segurança social, faz-me lembrar o nazismo!) para não te pagarem a baixa?

Rute: Aluga casa, nem aqui nem na China te fazem um empréstimo (sorry!!!, mas ou és milionária e ainda não nos contaste, ou começa a esquecer e procura o aluguer dos teus sonhos...sem contrato, sem estar efectivo, só se tiveres fiador e depende do valor de empréstimo a pedir...) Há uns tempos queríamos comprar, temos contrato, mas não estamos efectivos e não temos fiador, e íamos dar pelo menos 30% do valor da casa a pronto! Não íamos comprar casa, mas o equivalente a um BMW de luxo, não conseguimos...
Se a minha empresa falir...vou engravidar...
Que giro estava a escrever o post e ligaram-me agorinha para uma entrevista,LOL. Digo-vos já que era para uma empresa que gostava que me chamassem, mas recusei. Ainda tenho esperança que as coisas melhorem... Se me arrepender, faço babes! Já chega de adiar a vida por causa do trabalho. Depois peço conselhos às ciganas como conseguem!!!

Tica disse...

Heidi: que justificação te deram na SS (eu gosto muito de chamar SS à segurança social, faz-me lembrar o nazismo!) para não te pagarem a baixa?

Rute: Aluga casa, nem aqui nem na China te fazem um empréstimo (sorry!!!, mas ou és milionária e ainda não nos contaste, ou começa a esquecer e procura o aluguer dos teus sonhos...sem contrato, sem estar efectivo, só se tiveres fiador e depende do valor de empréstimo a pedir...) Há uns tempos queríamos comprar, temos contrato, mas não estamos efectivos e não temos fiador, e íamos dar pelo menos 30% do valor da casa a pronto! Não íamos comprar casa, mas o equivalente a um BMW de luxo, não conseguimos...
Se a minha empresa falir...vou engravidar...
Que giro estava a escrever o post e ligaram-me agorinha para uma entrevista,LOL. Digo-vos já que era para uma empresa que gostava que me chamassem, mas recusei. Ainda tenho esperança que as coisas melhorem... Se me arrepender, faço babes! Já chega de adiar a vida por causa do trabalho. Depois peço conselhos às ciganas como conseguem!!!

Tica disse...

Rute: por incrível que pareça as rendas são mais caras que os empréstimos, é que isso ainda torna mais frustrante a situação de não poder comprar!

sof* disse...

heidi: pois também achei esquisito não te pagarem a baixa! tb pago os 11% e após 3 dias de baixa por doença nós passamos a ser encargo da tal SS, isso irá tb acontecer no caso da licença de maternidade por exemplo. será que existe a possíbilidade de a tua empresa não ter pago a segurança social?!!!?!?!?!?! olha que isso é frequente, empresas que apresentam os descontos tanto de SS como retenção na fonte e dpeois nao descontam nada ficam com o nosso dinheiro e depois quando trabalhaste 30 anos não tens um tostão de reforma. sugiro-te que vás com brevidade à SS e peças um extrato de descontos para veres se a tua situação está regular. a responsabiliade de tais problemas são exclusivamente do empregador. por favor tenham muito cuidado com isso.


arrendar vs. comprar - para mim é mto simples, de longe preferia arrendar, porém em portugal pratica-se o roubo descarado de impostos sobre rendas e um descontrole sobre os valores praticados. tendo dinheiro disponível e uma situação minimamente controlada não desperdicei a oportunidade de embarcar na última oporunidade de spread a 0,33% hoje o meu banco pratica margens escandalosas e pede muito mais garantias. Neste momento pago metade do que o meu vizinho de cima que arrendou uma casa igual à minha e ele não está a adquirir património. a única vantagem é mesmo o património.

sof* disse...

tica: vais ser mãe!!!
fixe já temos um motivo para ir à feira de março


:DDDDDD

Tica disse...

Podemos ir à feira...na mesma...E não vou ser mãe!!!! LOLOL...não faças muitas brincadeiras destas, senão ainda fico é viúva, não vá o marido ler e interpretar mal! Lol

Tug@ disse...

Depois de estar a matar africanos e soldados mercenários dos vários cantos do mundo, vou beber um copo!

XAU

FUCK THE CRISE!!!

Se o natal é kd o homem kiser, a solução da crise tb!!!

tudo se resolvia se quem deve dinheiro deixa-se de o fazer!!!

COPOS COPOS COPOS!!!!

Tug@ disse...

quero k se foda se deixa-se é com hifen ou sem hifen!