18/04/2009

Votar é fácil, bora!!!!

Se há coisa que me aborrece é quando tratam os jovens como parvinhos. Claro que a maior parte dos adolescentes com que me cruzo diariamente são parvinhos e a palavra "responsabilidade" é algo que muitas vezes não deve fazer parte do seu lexico diário, mas vamos lá com calma.
Deparei-me hoje com esta inovadora campanha do IPJ com parceria do Ministério da Administração Interna que visa motivar a juventude a votar nas próximas eleições. O slogan é muito mau e a ideia é fazer passar aos jovens adultos que eles não precisam de fazer grande esforço para votar, visto que até o Estado já lhes facilitou a vida quando os recenseou automaticamente. Na minha opinião quanto maior a responsabilidade que um jovem adquire mais realizado ele se sente. Desde criança que me são incumbidas tarefas que exigem graus diferentes de responsabilidade, começaram com pequenos recados e manejamento de dinheiro em supermercados de bairro, as notas na escola, atravessar ruas sem semáforo sozinha. Posso dizer-vos que isso me fazia sentir "muito adulta" e que cada tarefa superada me estimulava para a seguinte. Estudar não é suposto ser divertido, é algo que todos devemos encarar com seriedade pois muito depende desses anos escolares, votar é outra coisa que não é divertido nem fácil. Não podemos fazer acreditar a um jovem que se pode abeirar de uma urna de voto e votar conforme bem lhe apeteça, "Ai que hoje apetece-me fazer uns gatafunhos e riscar o boletim todo", claro que a lei prevê esta situação, chama-se "voto nulo" mas acredito que até para fazer um voto nulo é preciso ser inteligente e responsável para que a sua mensagem não caia em saco roto...

3 banalidades:

Sergio disse...

eu continuo na minha: se as pessoas querem mostrar a sua nao satisfacao com o sistema politico actual a melhor coisa q os qs 50% de abstencao podia fazer era todos votar nulo.
Acredito piamente, q se isso se passasse Potugal (e quica mais paises) nao iam continuar iguais nesta pasmaceira politica a q eu gosto mais de chamar "a danca das cadeiras".

Heidi disse...

gostei dessa evolução de responsabilidades que descreveste ;)

lembro-me quando comecei a ter as chaves de casa, e a ir sozinha a pé para as aulas! UAU!

agora quanto ao votar... lembro-me sim de ir tirar o cartão de eleitor e achar o máximo poder votar! mas lá está, ainda mt criança.. eu lá tinha consciência política?? eu era ainda muito infantil....

acho complicado incutir esse espírito na malta dos 18 19 anos... Ainda mais esta geração que foram muito mais mimados que nós... :S

mas claro, tentar não custa! é sempre bom tentar!

Tica disse...

concordo em pleno