04/04/2009

galp share - lugares vazios



Gosto desta publicidade, primeiro pela banda sonora claro, depois pela ideia que está muito correcta e bonita.

Voltando à terra, isto pode resultar em mtos países, por exemplo EUA, mas aqui em Portugal.... não mesmo! Ninguém tá pra prescindir do seu comodismo e independência. Infelizmente.

5 banalidades:

sof* disse...

por acaso acho que discordo :)
não sei como é em Lisboa, mas já quando eu andava na UA alguns professores do nosso departamento (que vinham todos do Porto) faziam esquemas de boleias entre eles, isso já lá vai para quase 10 anos.
Recentemente com a abertura do troço da A29 entre Porto e Estarreja vejo lá imensos carros parados porque se gerou ali um ponto de encontro para partilha de carros de pessoas que vêm de vários lados e seguem depois caminho juntos.
acho que é uma ideia possível entre colegas de trabalho fica mais barato e as pessoas acabam por não estar tão solitárias e nervoras nos seus carros.

melhor, melhor é ir no comboio, que é ainda mais barato e ecológico ;)

Heidi disse...

com colegas de trabalho é possível que aconteça.. mas pouco... (eu só conheci 1 caso aqui em Lisboa)

agora a publicidade é mesmo inscreveres-te pq podes ter o mesmo percurso que outra pessoa DESCONHECIDA e aí então partilharem a boleia. E para desconhecidos não estamos psicologicamente preparados...

já nos States há sempre papéis a divulgar um plano de viagem e a convidar quem queira ir! Tipicamente por falta de dinheiro mesmo..

para além disso há também a questão dos horários de trabalho, teríam de ser coincidentes, por isso falo de independência, ninguém tá p ficar à espera da boleia quando já podia estar em casa...

lembro-me de aos 16 anos no Verão irmos "sair à noite" e vermos quem dos mais velhos já tinha carta e carro (mesmo que dos pais) e qtos lugares, etc e tal. Anos mais tarde, estilo aos 22, queres saber quantos carros havia no grupo? 1 por pessoa ou 1 por 2 pessoas, e lembro-me de na época comentarmos isso! que era ridículo, mas ninguém queria ter de depender do outro p ir embora mais cedo ou mais tarde da night....

Tica disse...

a minha empresa fica na saída da A1 e lá também deixam muitos carros e depois partilham boleias...eu própria vou de comboio e deixo o meu carro na mealhada, agora até ao fds e devo gastar uma média de 20euros em gasolina por mês. Há muitas pessoas a fazerem o mesmo, o parque de estacionamento está cheio em aveiro, mealhada e coimbra
também pessoal que ia comigo de comboio para coimbra fez amizade com outras pessoas e agora vão juntos de carro para coimbra, em vez de comboio...
Não dá quando os horários de trabalho são diferentes... ou quando as pessoas são comodistas ou preconceituosas...porque pensam que é de pobre! na minha empresa eu ainda não entendo como os que vivem nas mesmas terras não vêm juntos, têm o mesmo horário e vão almoçar a casa...acho é que portugal não está preparado para aderir a isto com desconhecidos, mas tem de se começar por algum lado

carla disse...

Vocês seriam capazes de fayer uma viagem de carro com um total desconhecido???

Eu nao!
Sei lá quem é a pessoa, como é a sua conducao.

Entre colegas de trabalho, ou pessoas que tenhas algum tipo de afinidade (por mais que seja distante) ainda vá, acho que faz todo o sentido. Poupar! A carteira e o meio-ambiente.

Esse caso que falas nos EUA é normalmente de pessoal universitário (lá está a tal afinidade que falava em cima).
Aqui na Alemanha isto também existe.

Mas sim, as pessoas sao demasiado comodistas para terem que ir SEMPRE de carro para todo o lado, por mais curta que seja a distância, e depois cada um tem que ter a possibilidade de decidir quando vai embora.
Eu sei que em PT os transportes públicos nao sao fantásticos, mas por vezes as pessoas nem pensam neles como opcao.

Confesso que fiquei agradavelmente surprendida com o que se passou no casamento do Nuno e da Tica, nao estava à espera que tantas pessoas fossem conscientes e fossem de táxi, tendo em conta que até era longe de Aveiro.
Assim é que devia acontecer mais vezes!

Tug@ disse...

ja tou a ver o meu anúncio para partilhar viagens!

precisa-se de gaja, ou gajas boas, para partilhar despesas para deslocação até a Oliv. de Frades!!!

:D