24/03/2009

Petição: Revogação grupo de recrutamento 350 - Espanhol

É para impugnar a possibilidade, criada recentemente pelo Ministério da Educação, de o ensino de Espanhol nas escolas ser leccionado por todos os outros professores de línguas, mesmo que nunca tenham tido componente de espanhol no seu currículo, bastando inscrever-se num curso a frequentar futuramente, do Instituto Cervantes.

Caso seja aprovado, grande parte dos professores com a formação adequada serão ultrapassados nas listas de colocação, por colegas de outras línguas (...).

Ou seja, como é comum por cá, toda a gente sabe falar espanhol...

Para ver e assinar a petição:

Obrigada!

5 banalidades:

Unknown disse...

Venho manifestar a minha indignação em relação ao noticiado, sobretudo porque basicamente é mais um negócio prós amiguinhos do governo. Neste caso, temos que qualquer professor de línguas pode dar castelhano se frequentar o instituto Cervantes. Ora é precisamente o facto de apenas quem frequentar este instituto ficar apto para leccionar este dialecto que me indigna. Sei de muitas outras instituições tão ou mais aptas para formar pessoas neste idioma. Por exemplo, a minha tia Guilhermina tem um Wall Street Institute em Bragança onde trabalham 3 Castelhanas a darem Inglês. Ora, se temos 3 castelhanas a darem Inglês, cujo atributos deste povo tão nobre para as línguas é sobejamente conhecido, não estará este centro mais do que qualificado para ensinar a segunda língua de Camões?

carla disse...

"No meu tempo" era preciso frequentar a universidade para se puder dar aulas, e nao podia ser uma qualquer. Parece que a lei mudou, agora basta ir a uma escola privada para se puder dar aulas de castelhano.
Olha, eu tenho uns cursos do Goethe Institut, será que isso significa que posso dar aulas de alemao? :-)
Bem, acho isto tudo uma bricadeira para com as pessoas que realmente estudaram para dar este tipo de matérias, e um grande tacho para o Cervantes.

carla disse...

Esqueci-me.

Nelson curti bué a história da tia Guilhermina.

Tou a ver que estás a ficar cliente assiduo aqui do nosso verdinho :-)

Unknown disse...

É por causa da cor do blog, é linda!!! :)

Tica disse...

mais uma pérola deste governo, este ano inscrevi-me para dar aulas, e na página dos concursos, já tinha reparado nisso...que existe um concurso próprio para espanhol...tristeza
bom, mas também descobri que a minha fase de candidatura é só em setembro e também descobri que entender de que grupo se faz parte, ou o que se deve fazer é muito complicado, lá porque é pela net, não quer dizer que seja fácil...